Brasileirão sem repercussão


No vídeo game o Brasileirão já começou. Adriano, que está na capa deste jogo, será que continua no Flamengo? O exemplo também serve para craques de outros times.

O Campeonato Brasileiro começa neste final de semana e a repercussão para a competição nacional de maior importância do futebol no país ainda é pequena entre jornalistas, torcedores e os próprios clubes. As atenções estão voltadas para as decisões da Libertadores e da Copa do Brasil e principalmente para a Copa do Mundo.

Alguns clubes pouparão seus principais jogadores nas rodadas iniciais do Brasileirão visando a conquista do título de maior prestígio do futebol das Américas ou do segundo torneio mais importante do Brasil, que dá vaga à Libertadores.

Além disso, é certo que muitos clubes perderão jogadores importantes ao longo da competição para o futebol europeu ou asiático. Assim, a equipe que estiver entrosada e bem na tabela pode ficar a ver navios e ser ultrapassada pelos concorrentes.

A princípio, como sempre, não há um ou dois principais favoritos, como acontece nas ligas europeias. Temos o Santos de Neymar, Paulo Henrique Ganso e cia., o Internacional, o São Paulo e o Cruzeiro, com seus brilhantes elencos e disputando o título da Libertadores, o Corinthians, buscando um prêmio de consolo após a eliminação na competição sul-americana, grande objetivo do clube no ano cujo alto investimento justifica o desejo que tinha pela conquista, além do Flamengo, atual campeão, que defenderá o título e está fortalecido após eliminar o Corinthians na Libertadores. Ainda aparecem com força o Grêmio, semifinalista da Copa do Brasil, o Atlético-MG, de Vanderlei Luxemburgo e o Fluminense, de Muricy Ramalho. Um pouco abaixo aparecem o Botafogo, de Joel Santana, o Vasco, retornando da Série B e o Palmeiras, tentando ressurgir das cinzas após no final do ano passado ter ido do céu ao inferno, onde ainda continua. Sem contar que sempre há surpresas e neste ano são grandes candidatos ao posto o Atlético-GO (em franca ascensão desde a Série C de 2008) e o Vitória, que estão nas semifinais da Copa do Brasil.

Mas de que adianta fazer prognósticos se além de o futebol ser imprevisível e absolutamente suscetível a surpresas, muitos jogadores desses outros clubes irão embora no andar da carruagem?

O Campeonato Brasileiro é um dos melhores do mundo, se não o melhor, pois em nenhum outro país há tanto equilírbio quanto aqui. Por isso é preciso que o calendário do futebol brasileiro seja readaptado e, de preferência, adequado ao calendário europeu - para onde vão a maioria dos jogadores negociados -, como já fez a Argentina há muito tempo, pois é frustrante para o torcedor saber que os principais jogadores de seu time podem ir embora justamente quando houver perspectiva de título.

No Response to "Brasileirão sem repercussão"

Postar um comentário