Europa aguarda encerramento de temporada com chave de ouro


Estadio Santiago Bernabeu, palco da decisão da UEFA Champions League

Chelsea, na Inglaterra; Barcelona, na Espanha; Internazionale, na Itália e Bayern de Munique, na Alemanha, são os campeões dos quatro principais ligas nacionais da Europa.

Na Premier League, a equipe comandada pelo técnico Carlo Ancelotti teve uma campanha marcada por goleadas arrasadoras – como a da última rodada, 8 a 0 sobre o Wigan, que garantiu matematicamente o título inglês. O Chelsea terminou a competição com 86 pontos, um a mais que o vice-campeão Manchester United, e uma impressionante marca de 103 gols marcados em 38 partidas.

Os Blues tiveram o ataque mais eficiente da chamada “era moderna” do Campeonato Inglês e, pela primeira vez em sua história, faturaram o “double”, com os troféus da Premier League e da Copa da Inglaterra na mesma temporada.

Na Bundesliga, o título ficou com o Bayern de Munique, que voltou a ser campeão nacional depois de dois anos. O time do técnico holandês Louis Van Gaal terminou a competição com 70 pontos, cinco de vantagem sobre o Schalke 04 e, de quebra, ainda garantiu o título da Copa da Alemanha.

É na Itália, no entanto, que a palavra “supremacia” é mais bem utilizada para definir a superioridade da Internazionale. O time comandado pelo técnico José Mourinho conquistou o pentacampeonato do Calcio após a vitória por 1 a 0 sobre o Siena na última rodada. A Inter terminou o campeonato com 82 pontos, dois a mais que a vice-campeã Roma, sobre a qual também conquistou o título da Copa da Itália.

Também neste fim de semana, o Barcelona comemorou mais um título espanhol ao golear o Valladolid por 4 a 0 no Camp Nou. Os comandados do técnico Josep Guardiola não repetiram o desempenho assombroso da última temporada – quando conquistaram seis títulos –, mas tiveram no argentino Lionel Messi o grande trunfo para superar o rival Real Madrid na briga pelo troféu da liga espanhola. Ao final de 38 rodadas, o Barça somou 99 pontos, três a mais que o Real (96), e ambas as equipes coroaram suas campanhas com um excelente aproveitamento.

O encerramento da temporada europeia será no próximo sábado, 22, quando Internazionale e Bayern se enfrentam pela final da UEFA Champions League, no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

E pelos desempenhos das equipes nos campeonatos que disputaram até aqui a disputa será extremamente acirrada. A Inter desbancou Chelsea, nas oitavas, e Barcelona, na semifinal, duas equipes consideradas antes as mais cotadas para o título, assim como o Manchester United - eliminado pelo Bayern, nas quartas-de-final - devido a seus desempenhos nos últimos anos.

Embora tenham chegado como surpresa nesta decisão, Bayern e Inter fizeram por merecer, têm tradição - Os alemães venceram quatro vezes o maior torneio de clubes do mundo e os italianos duas - e certamente fecharão com chave de ouro mais uma nobre temporada no Velho Continente.

Depois, que venha a Copa do Mundo.

No Response to "Europa aguarda encerramento de temporada com chave de ouro"

Postar um comentário