Confronto de Gigantes


O goleiro brasileiro Julio César (à esq.) terá o desafio de encarar Messi

Começam hoje as semifinais da UEFA Champions League. Na partida de abertura nada mais nada menos que Internazionale e Barcelona se enfrentando em Milão, às 15h45. Amanhã, no mesmo horário, tem Bayern e Lyon, em Munique.

Na primeira fase, Barcelona e Inter se enfrentaram duas vezes. Em Milão, empate sem gols e em Barcelona, vitória do time da casa por 2 a 0.

A diferença de hoje para o final do ano passado é que as duas equipes evoluíram muito taticamente. Messi, a cada partida, surpreende mais. Hoje, é difícil saber qual será a função do astro argentino em campo, já que ora ele atua na ponta direita, ora como meia armador e até como centroavante. Ele tem sido o grande diferencial do time de Guardiola, que vem encantando a todos. Mas não só Messi atingiu o auge na temporada, como todo o time.

Do outro lado, a evolução também é muito grande. Embora tenha perdido a liderança no Campeonato Italiano, o grande foco do time do técnico José Mourinho é a conquista da Champions League. Taticamente a equipe italiana também é muito eficiente e, se não há um grande talento como Messi, há o poder de decisão de Sneijder, holandês dispensado pelo Real Madrid e que tem sido fundamental para a grande campanha da Inter nesta temporada, com passes e chutes certeiros.

O Barcelona busca seu quarto título - venceu em 1992, 2006 e 2009 - e o primeiro bi-campeonato na competição desde o Milan de Arrigo Sacchi, que venceu em 1989 e 1990. A Inter, bi-campeã, em 1964 e 1965, não vence desde então e, atual tetra-campeã italiana, precisa se reafirmar também no âmbito continental.

Não se pode chamar este duelo de talento contra eficiência, pois ambos os times têm essas duas qualidades de sobra. Pode-se chamar, sim, de confronto de gigantes.

No Response to "Confronto de Gigantes"

Postar um comentário