Libertadores: Duelo de gigantes e regulamento esdrúxulo




Definidas as oitavas-de-final da Libertadores e logo de cara um grande clássico: Corinthians x Flamengo. O jogo das duas maiores torcidas do Brasil. Além de Corinthians e Flamengo, os outros brasileiros da competição sulamericana também passaram à próxima fase. O Cruzeiro enfrentará o Nacional-URU, o Internacional o Banfield-ARG e o São Paulo o Universitario-PER.

Se já é exagero limitar um jogo de futebol, esporte coletivo, a um personagem de cada lado, no atual momento é ainda mais. A expectativa é grande para o duelo entre Ronaldo, pelo Corinthians e Adriano, pelo Flamengo, mas ambos vivem má fase.

O Corinthians teve a melhor campanha da primeira fase e embora não tenha feito nenhuma grande apresentação nesta temporada, assim como os outros brasileiros, tem mais time que o Flamengo, que classificou-se com a pior campanha, tendo que torcer desesperadamente por outros resultados. Sem contar que Andrade deverá ser demitido do comando técnico do time.

No entanto, não se pode desprezar a força do Flamengo e o Corinthians, que sonha com o título da Libertadores, terá um grande teste que mostrará se tem ou não condições de levantar a tão cobiçada taça.

CHAVE SUPERIOR

O primeiro duelo está marcado para as 21h50 da próxima quarta-feira, no Maracanã. A volta será no Pacaembu, e como time de melhor campanha o Corinthians tem a vantagem de decidir em casa todos os confrontos a partir de agora.

Pela chave, quem vencer o duelo dos times mais populares do Brasil não enfrenta mais nenhum compatriota até a decisão.

Porém, a chave da Libertadores passa a ser literalmente inútil devido ao seguinte item do regulamento: "Caso 3 ou mais equipes do mesmo país se classifiquem para as quartas de final, deverão eliminar-se entre si, e os confrontos serão entre a equipe de melhor ranking (de acordo com a primeira fase) contra a de pior".

Isso significa que, se São Paulo, Cruzeiro e Inter passarem para as quartas, os brasileiros passam a disputar uma espécie de quadrangular para que seja determinado um finalista da competição.

No caso de classificação do Corinthians, o time enfrentaria o Cruzeiro nas quartas, com o São Paulo pegando o Inter. Caso o Flamengo passe, enfrenta o São Paulo, determinando o duelo entre Inter e Cruzeiro.

Se os brasileiros fracassarem na chave de baixo, aí nas quartas o rival de Corinthians ou Flamengo sai do duelo entre Alianza Lima, do Peru, e Universidad de Chile. O Alianza Lima foi o melhor segundo colocado da primeira fase, somando 12 pontos e goleando, no caminho, o poderoso Estudiantes por 4 a 1. O Alianza só perdeu a primeira posição do grupo para os argentinos devido a uma derrota de 1 a 0 na última rodada, em La Plata.

CHAVE INFERIOR

Pela chave, São Paulo e Cruzeiro podem se enfrentar nas quartas de final pelo segundo ano seguido, garantindo um brasileiro nas semis - isso se o Inter não passar pelo Banfield. O São Paulo tem, entre todos os times do país, o rival mais fácil nas oitavas. Na quarta-feira que vem, vai ao Peru enfrentar o fraco time do Universitario, definindo depois a vaga no Morumbi.

Já o Cruzeiro tem pela frente o Nacional do Uruguai, semifinalista da última Libertadores após ter eliminado o Palmeiras no caminho. O primeiro jogo será quinta-feira, no Mineirão, e a definição da vaga fica para Montevidéu.

No ano passado, nas quartas, o Cruzeiro ganhou do São Paulo duas vezes (2 a 1 e 2 a 0), passando também pelo Grêmio nas semis e parando no Estudiantes na decisão.

Para chegar às semifinais da Libertadores, o Internacional, ainda invicto na competição, poderá ter dois argentinos pelo caminho. Primeiro, nas oitavas, joga contra o Banfield, campeão do Apertura 2009. O duelo de ida será quarta, na Argentina, com a volta no Beira-Rio. Se passar, o Inter deverá enfrentar nas quartas de final o Estudiantes, que antes pega o San Luís, do México.

Em 2008, o Internacional foi campeão da Copa Sul-Americana derrotando justamente o Estudiantes na decisão. Este duelo só ocorrerá, no entanto, caso nem São Paulo nem Cruzeiro consigam passar das oitavas de final.

As quartas de final da Libertadores serão disputadas no meio de maio. As semifinais, no entanto, só depois da Copa: nos dias 28 de julho e 4 de agosto.

O regulamento esdrúxulo da competição mostra mais uma vez que a desorganização Conmebol. Os times devem se enfrentar de acordo com o chaveamento independente de restarem ou não muitas equipes do mesmo país.

No Response to "Libertadores: Duelo de gigantes e regulamento esdrúxulo"

Postar um comentário