Seleção Brasileira: Mudanças são necessárias na convocação para Copa

Ontem dissemos aqui que Neymar e Paulo Henrique Ganso merecem uma vaga à Copa do Mundo pelo que vêm apresentando no Santos. Também prometemos sugerir outros nomes, já que têm jogadores no provável grupo de Dunga que são de sua confiança, mas não estão bem em seus clubes e poderiam dar lugar a outros.

Provável grupo a ser convocado, se não houver mudanças:

Goleiros:
Julio César (Inter de Milão-ITA)
Doni (Roma-ITA)
Victor (Grêmio)

Laterais-direitos:
Maicon (Inter de Milão - ITA)
Daniel Alves (Barcelona - ESP)

Laterais-esquerdos:
Gilberto (Cruzeiro)
Michel Bastos (Lyon - FRA)

Zagueiros:
Lúcio (Inter de Milão - ITA)
Juan (Roma - ITA)
Luisão (Benfica - POR)
Tiago Silva (Milan - ITA)

Volantes:
Gilberto Silva (Panathinaikos - GRE)
Felipe Melo (Juventus - ITA)
Josué (Wolfsburg - ALE)
Kléberson (Flamengo)

Meias:
Elano (Galatassaray - TUR)
Ramires (Benfica - POR)
Kaká (Real Madrid - ESP)
Julio Baptista (Roma - ITA)

Atacantes:
Robinho (Santos)
Luis Fabiano (Sevilla - ESP)
Adriano (Flamengo)
Nilmar (Villarreal - ESP)

Escalação: Julio César, Maicon, Lucio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.

Sugestões:

Goleiros:
Julio César (Inter de Milão-ITA) - SIM. Deve ser unanimidade na seleção. É o melhor do mundo na posição atualmente.
Doni (Roma-ITA) - NÃO. Goleiro comum. Embora tenha sido chamado várias vezes por

Dunga, é fraco e está na reserva da Roma, na meta ocupada curiosamente por outro brasileiro, Julio Sérgio. Mas a sugestão aqui é para que seja levado Gomes (Tottenham - ING)

Victor (Grêmio) - SIM. Fez um grande Campeonato Brasileiro no ano passado. É um goleiro bastante seguro e tranquilo.

Laterais-direitos:
Maicon (Inter de Milão - ITA) - SIM. Um dos melhores do mundo, se não o melhor, na posição. Deve ser o titular.

Daniel Alves (Barcelona - ESP) SIM. Disputa com Maicon o posto de melhor lateral-direito do mundo. Por ser versátil, deveria ser colocado no meio-campo, na faixa direita, à frente de Maicon. Mas Dunga não deverá fazer isso.

Laterais-esquerdos:
Gilberto (Cruzeiro) - NÃO. Há muito tempo não joga na lateral pelos clubes onde passa. É meia no Cruzeiro e por isso quando joga na seleção, na lateral, tem dificuldades para se adaptar na posição e comete falhas defensivas.
Sugestão: Roberto Carlos (Corinthians). Depois de ser muito contestado no lance do gol que eliminou o Brasil da Copa de 2006, Roberto Carlos vem mostrando no Corinthians que ainda não apareceu nenhum brasileiro melhor do que ele na lateral esquerda. Além disso, a experiência de um jogador que já conquistou a Copa do Mundo pode contribuir muito. Por ter jogado muito tempo no futebol europeu, onde venceu muitos títulos, ele é totalmente adaptado à jogar tanto defensiva quanto ofensivamente na posição, a mais carente do time de Dunga.

Michel Bastos (Lyon - FRA) - NÃO. É muito bom jogador, mas não joga como lateral mais. Também sofre dos mesmos problemas de Gilberto quando veste a camisa da seleção. No Lyon, Michel Bastos é praticamente um atacante, jogando às vezes até pela ponta direita.
Sugestão: Fábio Aurélio (Liverpool - ING). Também por jogar há muito tempo no futebol europeu, sabe marcar e não deixa espaços no setor. Tem muita qualidade para atacar e na bola parada é muito bom.

Zagueiros:
Lúcio (Inter de Milão - ITA) - SIM. Capitão de Dunga e um dos melhores zagueiros do mundo.
Juan (Roma - ITA) - SIM. Transmite muita segurança pela sua tranquilidade. Forma uma dupla de zaga praticamente perfeita com Lúcio.
Luisão (Benfica - POR) - SIM. Em todas as vezes que a seleção brasileira precisou de Luisão ele deu conta do recado. Substituiu à altura os titulares.
Tiago Silva (Milan - ITA) - NÃO. Depois das boas atuações no Milan parece ter ganho a disputa pela vaga com Miranda (São Paulo). A temporada na Europa lhe deu muita maturidade, mas às vezes parece ser um pouco afoito.
Sugestão: Miranda. Mostra mais segurança.

Volantes:
Gilberto Silva (Panathinaikos - GRE) - NÃO. O homem de confiança de Dunga em todos esses anos, mas que há muito tempo, não joga bem. Apesar de carismático e experiente, é lento e às vezes trava as saídas de bola.
Sugestão: Thiago Motta (Inter de Milão - ITA). Faz uma grande temporada pelo clube italiano e além de ser bom na marcação, tem qualidade para sair jogando e na bola aérea.

Felipe Melo (Juventus - ITA). NÃO. Vive má fase na Juventus. Faz muitas faltas, às vezes muito violentas, e acaba sempre levando cartão.
Sugestão: Hernanes (São Paulo). Na marcação não é tão bom, mas é excelente no passe e principalmente no chute. Dá qualidade ao meio-campo e ajuda a fazer com que o time se imponha, ficando com a bola o tempo todo.

Josué (Wolfsburg - ALE). NÃO. É muito bom na marcação, mas limitado no passe e principalmente na finalização.
Sugestão: Lucas (Liverpool - ING). Pode fazer a função de primeiro ou segundo volante. Bom na marcação, no passe e no chute.

Kléberson (Flamengo). NÃO. Em má fase no Flamengo. Eventualmente fica no banco do time carioca e pode ficar sem ritmo de jogo. Ainda é bom, mas não é o mesmo de 2002.
Sugestão: Elias (Corinthians). Tem jogado como meia no Corinthians, mas de volante também se destaca muito, principalmente com as chegadas de surpresa ao ataque e com a velocidade, além do bom chute.

Meias:
Elano (Galatassaray - TUR). SIM. Será o titular de Dunga pela direita. Tem bom passe e nas bolas paradas cruzadas para a área é muito importante. Sabe fazer gols quando tem oportunidade e é versátil, podendo atuar também como segundo volante e até de lateral-direito.

Ramires (Benfica - POR). SIM. Também é bastante versátil e chega muito bem ao ataque. Se movimenta bastante, confundindo a marcação.

Kaká (Real Madrid - ESP). SIM. É o principal jogador da seleção. Tem muita personalidade e chama para si a responsabilidade. Não vive boa fase no Real Madrid, mas sua qualidade é incontestável e pode decidir a qualquer momento.

Julio Baptista (Roma - ITA). NÃO. Por muitas vezes é reserva na Roma. Não se imagina em Julio Baptista a capacidade de Káká, caso este precise ser substituído. Poderia ser convocado como um segundo volante, já que é versátil, mas não vive boa fase. Mesmo tendo ajudado muito a seleção, principalmente na Copa América, o que importa é o momento.
Sugestão: Paulo Henrique Ganso (Santos). Os motivos já foram mais do que justificados por este blog, mas nunca é demais dizer que o meia do Santos é brilhante e pode substituir Kaká à altura se preciso e, dependendo da situação, jogar até junto com o craque do Real Madrid.

Atacantes:
Robinho (Santos). SIM. Na seleção sempre jogou muito bem. Já não tem mais a mesma habilidade de antigamente, porém é muito rápido e finaliza muito bem.

Luis Fabiano (Sevilla - ESP). SIM. Não está bem em seu clube, mas na seleção sempre deu conta do recado, marcando gols importantes. Está entrosado com Robinho.

Adriano (Flamengo). NÃO. Além de não estar jogando bem, está assolado de problemas. Pode prejudicar o time, dentro e fora de campo.
Sugestão: Neymar (Santos). Está comendo a bola no Santos. Alia a fantasia à objetividade. Dribla muito, faz gols e dá passes. É jovem e fransino, mas cresce na frente do adversário, pois não se intimida. É claro que suas caracterísitcas são diferentes às de Adriano, mas nesse caso Nilmar pode muito bem desempenhar a função de último homem do ataque.

Nilmar (Villarreal - ESP). SIM. Se Neymar for convocado, pode atuar também como centroavante e ser o reserva de Luís Fabiano no lugar de Adriano. Pode jogar mais enfiado ou aberto pelas pontas. Quando Robinho esteve fora, deu conta do recado jogando pela esquerda. Enfim, se posiciona bem no ataque, independente da função e marca muitos gols.

Escalação: Julio César, Maicon, Lucio, Juan e Roberto Carlos; Thiago Motta, Hernanes, Daniel Alves, Kaká e Robinho; Luís Fabiano.

Dificilmente Dunga vai inovar e fazer todas essas mudanças num grupo que vem sendo convocado há muito tempo e que conquistou bons resultados. Mas Copa do Mundo é um torneio de no máximo sete jogos e há pouco tempo para treinar, não pode levar em conta somente o que se fez, mas também o que se faz. Quanto mais jogadores que estão bem no momento, melhor para preparar o time.

O que você acha?

No Response to "Seleção Brasileira: Mudanças são necessárias na convocação para Copa"

Postar um comentário