17:26
Semana passada muitos blogs e mesmo a TV falaram do dia mundial de combate a AIDS, que foi no dia 1º de Dezembro. Entre as várias ações de combate à AIDS feitas pelo mundo todo, uma vem chamando a minha singela atenção: Que Raio de História é essa de matar meia dúzia de famosos dentro das mídias sociais?
Antes que vocês liguem para os convênios médicos e seguros de saúde, lá vou eu explicar:
Vários artistas participam desse "sacrifício Social", Lady Gaga, Ejijah Wood, Justin Timberlake e Alicia Keys são alguns nomes.
A idéia era que alguns famosos se desligasem das redes sociais até que a ONG Keep a Child Alive consiguisse arrecadar U$1.000.000! Sim, para voltar a ver os posts da Lady Gaga vc deveria fazer uma doação de no mínimo U$10,00 o único problema é que a idéia pelo visto não vingou já que o imaginado era alcançar esse valor em questão de dias e uma semana depois, a ONG mal alcançou os R$300.000!
Sinceramente achei a ação meio macábra, ainda mais pq no site tem algumas fotos dos caras dentro de caixões e flores ao lado....meio estranho o.O Mas....não posso generalizar, é apenas a minha opinião.
Já que eu estou dando a minha opinião, acho a idéia em si é bem bacana, arrecadar uma grana e mobilizar a galera por uma causa nobre, mas isso me leva a pelo menos uma discussão:
Se não fosse uma ONG, se não fosse por um motivo maior, estariamos dispostos a fazer uma vaquinha e pagar U$1.000.000 para ter esses famosos devolta nas redes sociais? Seria muita pretenção da ONG acreditar que o público estaria disposto a pagar esse valor todo por seus ídolos?
Fato é que essa ação não está indo muito bem, tanto que o valor mínimo para doação já baixou, o que na semana passada era U$10,00 essa semana já vemos por U$5,00 isso mesmo, CINCO dólares.
Acredito que seja mais eficiente aquelas ações que alguns convênios médicos fazem para auxiliar na conscientização dos jovens contra a AIDS e outras DSTs. Ou aquelas palestras onde algum médico conveniado de um plano de assistência médica vai até as escolas explicar pra molecada como funciona o contágio e como se prevenir.
É sempre bom inovar, a gente adora aquelas propagandas totalmente inusitadas, fora do comunzão e coisa e tal, mas um planejamentozinho de campanha é sempre bom neh??
Alguma coisa deu errado nessa ação....por melhor que tenha sido a intenção, faltou o planejamento da campanha e o resultado por conta disso, parece ser mais uma ação totalmente #FAIL
Pelo menos essas são as conclusões até agora né? Vai saber se essa história não vira. O que será que vai acontecer agora??? Façam suas apostas!!
12:36
Impressionante como as coisas no Brasil não dão certo né?
Até marketing de guerrilha virou FAIL....com direito a trocadilho e tudo mais. Fazer o quê né? A segurança pessoal dos brasileiros virou piada a muito tempo! Brasileiro é uma piada só! Olha a última:
Que os Flash Mobs e ações de marketing de guerrilha viraram moda não é novidade para ninguém, até por que todo mundo gosta de algo que te surpreenda, mas parece que a novidade agora é o Local dessas ações...
Antes de executar a campanha, a agência deve estudar o local onde a mesma será aplicada, que região desse país poderá suprir os objetivos, a SEGURANÇA VIP da ação e coisa-e-tal.
Pronto, você passou na faculdade de propaganda, agora mãos a obra!
Agora se imagine correndo desesperado andando pela cidade maravilhosa num fatídico dia onde os traficantes decidiram parar a cidade e tocar o putero fazer uma "festinha".
Ae, vc se depara com uma caixa no meio da rua, o que você faz:
1- Contata a sua empresa de segurança privada e diz que, no testamento, vai tudo para o seu cachorro
2- Chama uma escolta armada, cavalaria, polícia, exército, FBI e o PAPA!
3- Chama o capitão Nascimento
4-Abre a caixa pq não tem nada de mais numa caixa no meio da rua em dia de pé de guerra!
5- Começa a dançar BOMBA! PARA DANÇAR ISSO AQUI É BOMBA...
Só pode ter sido isso que a P&G pensou ao fazer essa ação, afinal nem autorização da prefeitura do Rio eles tinhasm para fazer o marketing de guerrilha. Me diz POR QUÊ ela não mudou ou cancelou a ação naquele dia? que fizessem durante o fim de semana nas praias, seria um clima menos pior. Será que ela não estava presente no mundo depois do 11 de Setembro, quando todo e qualquer pacotinho avulso no meio da rua se tornou ameaça com direito a monitoramento eletrônico feito pela CIA, FBI e afins? Faltou se situar um pouquinho né?
Resultado: Piadinhas infames por todos os lados, processo da prefeitura e da polícia militar do Rio de Janeiro pelo furor desnecessário, além da confusão por aparentemente ameaçar a segurança pessoal dos cariocas.
Por mais infeliz que seja a frase, só digo uma coisa (que por sinal, muitos vem repetindo):
"Counter-Terrorists Wins".
20:40
Difícil escrever sobre algo tão polêmico como as drogas, por mais proibido que seja, ela ainda continua no nosso cotidiano, seja na televisão, seja entre amigos ou mesmo dentro de casa.
Afinal, se ela faz tão mal assim por que tem gente que usa?
Confesso que quando comecei o post, fiquei algumas horas olhando para a tela do pc e perguntando para o Google oque eu deveria falar sobre as drogas. Pesquisei sobre clinica dependente quimico para saber se descobriria alguma "novidade" sobre isso e não encontrei nada além do óbvio.
Cheguei a incrível conclusão que só me resta colocar meu próprio ponto de vista sobre essa história de usar sabendo que faz mal.
Vemos constantemente internos das clinicas de recuperação comentando suas próprias experiâncias e dizendo o quanto se arrependem de ter entrado nesse "mundo". Constantemente vemos casos na TV de astros hollywoodianos perdendo as estribeiras e sendo encaminhados à alguma clinica dependencia quimica sendo forçados ao tratamento dependencia quimica para ver se tem jeito.
Além de tudo isso, ainda tem a questão do tráfico de drogas, olha o que está acontecendo no Rio de Janeiro. Ônibus queimados frequentemente, balas perdidas, áreas sendo monitoradas por policiais fortemente armados de um lado e traficantes mais armados ainda do outro lado!
Ok, elas fazem o indivíduo se sentir bem, livre, enfim, seja lá como a pessoa se sinta, de que adianta se é temporário, um sentimento falso e depois que o efeito da droga passa a pessoa fica ainda pior do que estava antes. Creio que seja questão de pensar um pouquinho antes de vivenciar isso.
Caso contrário vamos continuar tendo palestras sobre tratamento de dependencia quimica nas escolas, notícias em TVs e jornais sobre desastres relacionados ao tráfico de drogas e clinica de dependente quimico por todos os lados das cidades.
16:11
Paul McCartney fez show no Brasil! Tá pode falar que eu estou atrasada, não tem problema rs mas o fato é que algo relacionado a sua "segurança pessoal" me chamou atenção show do Sir Paul...
Quem nunca morreu de rir quando aquele amigo caiu da escada no meio da escola....ou quando tropeçou na calçada esburacada.
Vamos admitir, é lindo ver alguém cair!! São praticamente três etapas:
1 - Segundos antes, geralmente quando você tenta avisar que o buraco está ali;
2 - NO momento, você percebe que seu amigo não está mais do seu lado...."onde ele está"??? o.O
3 - Depois, você percebe seu amigo estabacado no chão, não aguenta, e como um "excelente" companheiro, ROLA DE RIR da cara do mané!!!
Aí bate aquele remorso e você perguta "está tudo bem?" mais para ter certeza que pode rachar o bico do que pela sua preocupação com o amigo...acontece!
Pois é...agora imagina você no show do ex Beatle, um dos maiores shows que teve esse ano no país.... e o próprio beija o chão. Quantas vezes isso aconteceu? Os cuidados com o rapaz (ok, nem tão rapaz assim) não devem ser feitos por qualquer empresa de serviços gerais mas sim um tipo de super empresa de segurança patrimonial absurda! Tipo aquelas que cuidam dos bancos pelo mundo a fora.
Ok, ele é muito bom, fez músicas maravilhosas, estava na maior banda de todos os tempos, mas não dá pra negar que esse tombo foi tão bonito quanto o da Ana Maria ou do Caetano Veloso vai?
O único problema é quando os famosos se revoltam com a repercussão de seus tombos. Gente, entendam, o Zé do bar da esquina cair é uma coisa
Não é todo dia que vemos Sir Paul se estabacando em terras tupiniquins...vamos aproveitar essa tropeçada na jaca e dar risada mesmo.
Vai saber quando ele volta para cá né?
17:36
Bom, para quem curte a bebida e para quem é só curioso.
Encontrei a história do Johnnie Walker, verdadeiro ícone dos bebedores de whisky e afins. Não é novo, mas vale muito a pena.
Vou confessar que não bebo*o* mas simplesmente A-D-O-G-O(loka) saber sobre as histórias e coisas inúteis da vida. rs e devo admitir que as histórias mais bacanudas são de bebidas e coisas proibídas do gênero. Antes que digam que eu preciso de uma clinica de recuperação, explico: sempre tem alguma história de 'superação' ou prosperidade que as grandes marcas falam.
Ainda pensando no Johnnie Walker, olha só.
"Ou seja que nos seus começos, sua produção estava ligada aos monastérios, que usavam o licor produzido com ervas e especiarias, para fins medicinais, por isso era conhecido pelo nome de aqua vitae. A preocupação dos fabricantes é manter o sabor dos cereais destilados, envelhecendo a bebida em tonéis. A primeira notícia desse processo é de 1494, nos mosteiros da Escócia. Mas os irlandeses insistem que seu padroeiro, São Patrício, começou a produzir a bebida, no século 4. O uísque não era utilizado só para o consumo caseiro, também como uma moeda líquida de grande valor."
Bacaninha? rs Comenta ae!
17:20
Vou contar uma histórinha, no mínimo curiosa:
Era uma vez um dos maiores cineastas de todos os tempos, Charles Chaplin, o rapaz era tão bom que fez vários filmes que até hoje são lembrados e amados por grande parte do mundo (receio que até o ET Bilú goste dele). Esse grande artista morreu (Ah Vá!), mas mesmo assim seus filmes ainda são referência e foram transformados em box de DVDs.
Um belo dia, um de seus grandes admiradores (que provavelmente não tinha nada de muito útil pra fazer) resolveu prestar mais atenção num dos filmes de Chaplim criado em 1928 e descobriu que o rapaz não era só um Gênio nas telonas, mas que também foi o precursor do CELULAR nas telonas! (Sim, c-e-l-u-l-a-r! Eu não escrevi errado e vc não está lendo coisas...)
Para ilustrar nada melhor do que o próprio trecho do filme né? Afinal: Uma imagem vale mais do que mil palavras. E nesse caso eu nem imagino como descrever esse momento mágico!
Lembrando: o filme é de 1928!!
Antes que vcs digam "Como assim? Não é possível! Isso Non Ecsiste!" e afins, eu lhes apresento a (provável) resposta:
O que aparece no vídeo é um ear trumpet um amplificador de som, feito (óbvio) para auxiliar na audição, um tipo de avô dos aparelhos de audição modernos. Isso explica a tia lá do fundo. rs
Mas que parece um celular, isso parece!! rs
Loucura não?
Gente, recebi esse vídeo por e-mail e achei ótimo compartilhar com vcs.
Estamos em véspera de segundo turno, vamos votar denovo e depois de ver o vídeo, decidi fazer algo melhor do que postar algo politicamente correto (como fiz no primeiro turno). Na opinião dessa mera blogueira, a nossa geração precisa de uma mobilização 2.0 para mudar o país de verdade e esse cara do vídeo passa muito bem o que eu e (acredito que) um monte de gente pensa de uma forma simplesmente perfeita!
Não sou de ficar elogiando tanto assim alguém, mas devo parabenizar Felipe Neto por esse vídeo, por mais que não seja tão novo assim, afinal era pro primeiro turno ainda, acredito que valha muito a pena mandar pra todos que ainda não o conhecem. Mesmo sabendo que não exista o melhor candidato do mundo, vale a pena pensar um pouquinho no nosso país, afinal, vc também tem uma relação forte com ele, certo?
Vamos fazer o melhor por nós mesmos...bom segundo turno (na medida do possível) à todos, não deixem de votar, não entreguem nosso país nas mãos de qualquer um e não se esqueçam de pensar MUITO na hora de votar.
VAMO QUE VAMO BRASIL!!!
12:07
Essa semana, no trabalho, não falamos de outra coisa a não ser gambiarras....o que são, quem já fez, o que já fez e quais são as melhores feitas por nós mesmos. Decidi que não poderia deixar vocês de fora dessa discussão com fundamentos tão profundos e relevantes e comecei a pesquisar para ilustrar este singelo post.
Oque eu não sabia é que "Gambiarra" é uma verdadeira arte!! Encontrei até post da Wikipédia explicando o que é e existe um site muito bom especializado no assunto e tudo mais que você (acha que) precisa saber sobre essa arte.
Não resisti e selecionei algumas fotos para postar aqui, as fotos são do thereifixedit e garanto que vale a pena perder uns minutinhos daquele dia chato/2ª -Feira para descobrir qual é o último feito da galera.
Para começar algo no mínimo "criativo"....rs Duvido que você tenha pensado nessa solução!
Não quer perder nem um minuto do Big Brother ou tem medo de durmir no sofá no meio do filme? SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Leve a TV pra cama com você.
É capaz que ainda venha com um salva-vidas em baixodo banco eeeeee o colega de tras ainda pode fazer um lachinho! Bônus 2x!
Tá com medo de estragar o estofado do seu conversível? Uhm....
E na onda da sustentabilidade....
Agora, problemas no banheiro...
Calma amigos, não tenham um ataque epilético por ver um Mac no banheiro.
Depois de fazer o post e visitar o site, fiquei pensando em fazer um "especial gambiarras no banheiro", mas isso é assunto pra outro post...por enquanto vou ficando por aqui para não matar ninguém do coração com essas atrocidades.
Não deixem de comentar!
10:49
Pois é, a notícia pode até ser meio antiguinha (foi postada pela Veja em 29/09), mas não poderia deixar de compartilhar com vocês, afinal, não basta você ter que se preocupar com vírus no seu PC, Spams no e-mail ou qualquer outra coisa do gênero, parece que essas aberrações do mundo digital também estão dominando as redes sociais como os recentes casos do Twiter e até o LinkedIn!
Assim não há anti-vírus que aguente! Nem o LinkedIn se salvou de mais essa ameaça eletrônica!
Funciona assim: Você recebe um convite para o LinkedIn, algo totalmente comum, mas quando o infeliz usuário/curioso clicar no link contido na mensagem, estará infectando o computador com um vírus responsável por roubar dados pessoais e bancários. O vírus ataca máquinas que operam com as versões XP, Vista e 7 do sistema operacional Windows.
Fala sério né? Era tudo o que você queria, ter mais uma dor-de-cabeça-eletrônica, mais um tipo de vírus pra se preocupar é sempre revigorante!! NOT
Mas tem como evitar (nem tudo está perdido caro leitor) e a solução é a mais simples possível: basta prestar atenção ao remetente do e-mail, além de checar com atenção os endereços de links que constam do texto antes de clicar neles.
Vale lembrar que se você tiver qualquer dúvida sobre a veracidade da mensagem, descarte-a e acesse a rede social para verificar se o pedido existe mesmo.
Agora, se você já cometeu o erro de abrir uma mensagem assim, o recomendado é utilizar um antivírus antes de acessar sites e serviços que peçam seus dados, como números de cartões de crédito e senhas bancárias.
É amiguinhus, a segurança na internet, basicamente, quem faz é você mesmo, então não bobeie...prestem atenção e sejam feizes!! rs
Este post foi gentilmente patrocinado por:
Empresa de Segurança Eletrônica
Empresa de Serviços Gerais
11:59
Este post foi gentilmente patrocinado por: Segurança Patrimonial | Empresa de Segurança Patrimonial
Tudo bem que o dia das crianças está chegando, mas assume pra gente que você também queria um desses....
Quem nunca brincou de Lego ou algo parecido?
Agora imagina brincar de Lego em meio a essa onda de brnquedinhos eletrônicos que fazem sucesso até entre adultos....qual seria a graça pegar peças de plástico e encaixá-las? Então porquê não juntar a tecnologia com o princípio educativo das pecinhas de plástico? Achou forçado? Não, não é não....
A Lego acaba de lançar uma câmerazinha muuuuito massa!
Trata-se de uma filmadora capaz de gravar animações em stop motion e vídeos no modo regular. A Lego Stop Animation Video Camera, possui lentes macro e slot para cartões SD, além de uma tela rotativa de LCD de 1.5″.
A máquina acompanha também um guia explicativo para crianças e um software de edição para ser instalado no computador. Além disso, quem comprar a câmera ganha dois bonequinhos de Lego para começar a gravar imediatamente.
Aposto que vai ter muito marmanjo querendo comprar uma dessas e sair por aí se divertindo com Stop Motion....
Brinquedinho bacana né? Agora me diz se não dá vontade de voltar a ser criança denovo? rs
A câmera está disponívem na thinkgeek e custa US$79,99.
Eu recomendo:
Empresa de Segurança Patrimonial | Empresa de Segurança
| Segurança Pessoal | Segurança Privada | Empresa de Segurança Pessoal| Segurança Eletrônica | Empresa de Segurança Eletrônica | Escolta Armada | Empresa de Escolta Armada | Serviços Gerais | Empresa de Serviços Gerais | Monitoramento Eletrônico | Empresa de Monitoramento Eletrônico
Devido ao debate executado ontem a noite pela Globo com nossos
É moçada, tem gente nova no ZC....aliás: Temos uma MULHER no ZC!!! Euzinha que vos escrevo rs
E neste primeiro post será somente de apresentação mesmo, afinal estamos dando uma repaginada no blog...mas prometo que da próxima vez já postarei algo digno do Zc, pod deixar!!
Falando nisso, qq sugestão é bem vinda, contamos com o bom gosto de nossos leitores!
E ae, oq vcs gostariam de ver aqui ???
Estamos esperando respostas heim!!
Até a proxima
15:23
Este post foi gentilmente patrocinado por:
Casa de recuperação de dependentes químicos Casa Dia Bragança Paulista - Uma nova maneira de viver.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMMMMM!!! (também conhecido por alguns gringos por BBZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!)
Quem não ama uma bela vuvuzelada na orelha? (me refiro ao som da famosa corneta, e não ao ato de usá-la como uma arma no aparelho auditivo de ninguém)
Pois é, todo mundo AMA ter seus tímpanos danificados PERMANENTEMENTE na torcida pelo time do seu país.
O problema é que os jogos duram apenas uma hora e meia (e uns quebrados), e esse tempo raramente é suficiente para que uma pessoa obtenha toda a "vuvuzelice" necessária para desenvolver aquela forte e saudável úlcera nervosa que todos nós precisamos no nosso dia-a-dia.
Pensando nessa crescente carência, o ZC oferece a você a "Hora da Vuvuzela!", um aplicativo dedicado à você, estimado leitor, que, durante seu trabalho ou lazer na Internet, se vê obrigado a enfrentar a chatice trazida pelo gradual retorno da sua capacidade de ouvir.
Para utilizar este maravilhoso "Vuvuzelador" (o prof. Pasquale chora com este post), basta ir para o site http://www.vuvuzela-time.co.uk/ colocar o endereço do site que você quer visitar no campo de texto SEM O "HTTP://", clicar em "GO!", e PRONTO! VOCÊ JÁ ESTARÁ NO MARAVILHOSO MUNDO DA WEB 2.0 POWERED BY VUVUZELA!
LEGAL NÉÉÉÉÉ? OI, TÁ ME OUVIND...
FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMMMM!!!
14:45
Este post foi gentilmente patrocinado por:
Clínica de Reabilitação
Canil Urakens Bragança Paulista - Paixão por bulldogs
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Após a lamentável derrota da Seleção Brasi-Dungueira por 2 a 1 contra a seleção da Holanda e seu principal volante, Felipe Melo, os brasileiros não ficaram parados e já iniciaram uma nova torcida na campanha "Mick Jagger na torcida pela Argentina".
O vocalista da banda Rolling Stones, mais conhecido pela incrível habilidade de lançar a carreira de modelos brasileiras para níveis estratosféricos apenas com sua musculatura peniana, está conseguindo ser mais prejudicial para as seleções para as quais torce do que a arbitragem vesga dessa copa.
Em seu breve, porém devastador, retrospecto de torcedor na copa africana, o vocalista / pé-de-gelo conseguiu contribuir para a derrota da seleção americana ao lado do ex-presidente americano Bill Clinton (também mundialmente conhecido por suas peripécias genitais), bem como para a derrota da seleção inglesa para os alemães por 4 a 1.
Já que pior que ser eliminado em uma copa do mundo, é ser eliminado em uma copa do mundo vencida pela ARGENTINA do MARADONA, os brasileiros correram para o twitter e, além de xingar muito (sério), iniciaram a campanha para tentar agourar os nossos hermanos.
Diferentemente da maioria dos twitteiros, nós aqui no ZC não vamos tentar usar de subterfúgios para que a seleção argento-maradonística também volte para casa chorando, bem como não faremos piadinhas sobre mullets, arrogância, barrigas ou pó; mesmo que essa última esteja bem debaixo dos nossos narizes.
A campanha do ZC é diferente, e se chama:
"VAI QUE É SUA SCHWEEEEEEEIIIIIIINNNNSTEIIIIIGER!"
(nota: pronuncia-se SCHWAAAAAAAAAAINNNNNNNNNNNNNNSTAIGUER!).
Caso você não esteja convencido ou sensibilizado por nossa campanha, dê uma olhada na Sra. SCHWEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIINNNSTEIGER:
SCHWEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIINNNNNNNSTEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIGER!!!!
"Atração" do primeiro tempo foi o duelo entre Felipe Melo e Pepe
Esqueça o que você leu no post anterior quando dissemos que o jogo contra Portugal seria melhor do que a partida contra a Costa do Marfim, bem como menos violento. O jogo foi ruim e truculento.
A seleção portuguesa demonstrou claramente se contentar como o empate, que garantia a equipe na segunda colocação. Jogou recuada com apenas Cristiano Ronaldo na frente, que pouco produziu diante da forte defesa brasileira.
O problema do time de Dunga foi no meio-campo. Para os lugares de Elano, contundido, e Kaká, suspenso, o técnico brasileiro escalou respectivamente Daniel Alves e Elano. Para o lugar de Robinho, poupado, a opção foi Nilmar. Ou seja, todo o tripé do setor de criação do Brasil foi substituído (por necessidade, antes que Dunga pense que estamos querendo dizer que ele escolheu fazer isso). Desses, somente Nilmar cumpriu bem sua função de cobrir os espaços pela esquerda e se aproximar de Luis Fabiano, mas somente no primeiro tempo. O meio-campo ficou acéfalo. Está claro que Julio Baptista não tem a menor condição de ser o substituto de Kaká e somente agora Dunga deve começar a se arrepender de ter deixado de fora Ronaldinho Gaúcho e Paulo Henrique Ganso, de não ter levado pelo menos um dos dois. Pela lateral-esquerda Michel Bastos foi uma figura praticamente nula.
Assim, o grande destaque do jogo ficou por conta do duelo entre Felipe Melo e o brasileiro naturalizado português Pepe no meio-campo. Duelo no sentido literal da palavra, pois os dois disputaram para ver quem era o mais violento. Felipe Melo venceu essa disputa com duas entradas duríssimas em cima de Pepe contra uma do camisa 15 luso-brasileiro. O "vale-tudo" poderia ter continuado se Felipe Melo não fosse substituído. O volante brasileiro torceu o tornozelo numa das entradas que sofreu e mesmo que isso não acontecesse teria que sair, pois seria expulso. Agora, preocupa para a próxima partida que acontece já na segunda-feira, provavelmente contra o Chile, na opinião deste que vos escreve.
E não foi somente no duelo particular entre Felipe Melo e Pepe que o Brasil saiu vitorioso. No geral foram 18 faltas cometidas pela equipe brasileira contra 11 dos portugueses. Só no primeiro tempo, o árbitro mexicano Benito Archundia deu sete cartões amarelos para os jogadores dos dois times. Um recorde na Copa do Mundo 2010. Na posse de bola 60% para a equipe de Dunga contra 40% do time de Carlos Queiroz. De que adianta isso se o resultado que interessa, o do jogo, ficou da maneira como começou: 0 a 0?
Após esse jogo ficou a lição de que o Brasil nesta Copa do Mundo é forte. Fisicamente sempre. Tecnicamente só o time titular, o que é pouco para uma seleção que quer o título.
Clima quente: Kaká foi expulso em jogo marcado pela falta de pulso do árbitro contra o violento time da Costa do Marfim.
Na vitória por 3 a 1 contra a Costa do Marfim a Seleção Brasileira mostrou que é forte. Ao contrário do que jogo contra a Coréia do Norte, o time trocou passes corretamente, soube envolver o adversário, mesmo este sendo melhor que a equipe asiática. O resultado deu a classificação ao time de Dunga que ao lado da Argentina de Maradona foi a seleção que teve atuação mais convincente nesta Copa.
Se no primeiro jogo a seleção do Brasil dependeu da inspiração de Maicon, Elano e Robinho, contra o time africano todos jogaram bem, exceto Michel Bastos. Robinho também rendeu abaixo do esperado. Em compensação Gilberto Silva e Felipe Melo foram muito seguros e precisos tanto na marcação quanto na saída de bola. Luís Fabiano voltou a marcar, e duas vezes, sendo uma delas um gol antológico, que embora tenha seu brilho diminuído por ele ter tocado a bola com o braço duas vezes, ficará para a história. Mas a melhor notícia foi a atuação de Kaká, decisivo no primeiro gol de Luís Fabiano e no terceiro, marcado por Elano.
O fato negativo é, sem dúvida, a expulsão do camisa 10 da seleção, que acabou entrando na onda da violenta equipe marfinense, embora ele não tenha merecido o cartão vermelho pelo lance. O condicionamento físico de Kaká está abaixo do ideal. Por isso seria importante que ele enfrentasse Portugal para ganhar ritmo de jogo. Por outro lado poderá entrar mais descansado para as oitavas-de-final.
O jogo foi tenso e violento. Elano só não teve a perna quebrada por sorte. A Costa do Marfim decepcionou. A globalização fez mal ao futebol africano. As seleções do continente que sedia a Copa, depois que passaram a ser treinadas por técnicos europeus, embora tenham perdido a inocência, deixaram de lado a criatividade e a audácia. Tornaram-se muito mais táticas que técnicas, como se fossem seleções europeias subdesenvolvidas.
Agora contra Portugal a Seleção Brasileira entra mais tranquila com a classificação garantida, sabendo que não enfrentará um adversário violento, embora tecnicamente melhor. De qualquer forma, antes enfrentar um adversário qualificado e correr o risco de perder na bola do que arriscar sair de campo com alguma parte do corpo quebrada. O jogo contra Portugal será melhor. Pena que o tão esperado duelo entre Kaká e Cristiano Ronaldo não acontecerá.
Elano e Maicon se abraçam emocionados após o primeiro gol da Seleção Brasileira
Maicon, Elano e Robinho. Somente eles foram decisivos para a magra vitória da Seleção Brasileira por 2 a 1 na estreia do Copa do Mundo diante da "semi-amadora" Coreia do Norte. Pouco para uma seleção cotada para vencer o mundial. Justiça seja feita também a Michel Bastos que correu muito e teve uma boa atuação, apesar de não ter sido decisivo.
Julio Cesar e a dupla de zaga Lúcio e Juan pouco trabalharam contra uma equipe que jogou com uma linha de quatro defensores e outra de cinco no meio-campo - eventualmente, diga-se, eventualmente, o atacante Tae-Se deixava a linha do meio e trombava com os defensores brasileiros. No lance do gol coreano o goleiro da Inter de Milão não teve culpa, já que Gilberto Silva e Lúcio deixaram espaços para Yun Nam sair na cara do gol com tranquilidade.
Kaká nem de longe lembra o melhor jogador do mundo de 2007. Está bastante comprometido fisica e tecnicamente. O camisa 10 da seleção brasileira, que se recupera de uma lesão no púbis, não consegue mais dar suas arrancadas, que sempre fizeram a diferença em favor do craque. Kaká errou passes e não foi nada incisivo. Isso é extremamente preocupante por dois motivos:
1- O meio-campo da seleção é fraco e os homens que jogam atrás de Kaká, Gilberto Silva e Felipe Melo, são imprestáveis em termos de criação. Elano, embora ontem tenha tido uma boa atuação, não tem mobilidade e Robinho é veloz e incisivo mas não tem caracterísiticas de organização.
2- O problema começa na convocação, quando Dunga resolveu deixar Paulo Henrique Ganso de fora, o único jogador brasileiro em boa fase com caracterísiticas parecidas às de Kaká, o principal jogador do time brasileiro. Infelizmente não dá para depositar esperanças em Julio Baptista.
O jogo foi decidido em lances isolados. No primeiro gol, Elano percebeu Maicon passando livre pela direita e tocou para o lateral, que por sua vez teve a sorte de encontrar um goleiro inocente que abriu o canto para que ele batesse para o gol. O segundo gol saiu de uma passe magistral de Robinho para Elano finalizar com liberdade. Mas depender de lances isolados de três jogadores é muito pouco para uma Seleção Brasileira. Faltou troca de passes, tramas ofensivas. Luis Fabiano, por sinal, só teve uma chance de finalizar. O atacante precisa que a bola chegue mais vezes em seus pés.
Pelo jeito os treino fechados à imprensa não tiveram muito efeito. Precisa melhorar muito para enfrentar a forte Costa do Marfim no domingo, com Drogba no ataque.
Estamos vivendo uma expectativa muito grande com a proximidade da Copa do Mundo, a menos de 24 horas do início do torneio. Porém, antes, logo mais nesta quinta-feira, mais precisamente às 15 horas, haverá uma grande festa, com shows de Shakira, Alicia Keys, Black Eyed Peas, entre outras atrações para aquecer os torcedores.
Para os shows, as vuvuzelas, famosas cornetas usadas pelos sul-africanos nas arquibancadas, foram proibidas pela organização, que justificou o confisco alegando que os sons das cornetas atrapalhariam as músicas que serão apresentadas.
Nos dias de jogos, a Fifa ameaçou também proibir as vuvuzelas, alegando que o barulho - que realmente é ensurdecedor - atrapalharia os ábitros e jogadores. Mas será que os sul-africanos terão mesmo que ser censurados justamente quando o país vive o momento mais importante de sua história após o apartheid? O que você acha?
Se nos posts anteriores comentamos sobre a exclusão de grandes jogadores da Copa do Mundo, seja por contusão ou opção dos treinadores, hoje falaremos sobre os candidatos a craque do Mundial que estão na África do Sul, até porque eleições aqui no Brasil, só depois da Copa.
Messi (Argentina): é o melhor do mundo atualmente. Fez uma grande temporada pelo Barcelona e, embora não tenha conquistado a UEFA Champions League, vinha jogando ainda melhor que no ano passado, quando ganhou a Bola de Ouro da Fifa. Pela seleção, suas atuações ainda estão muito abaixo em relação ao que apresenta em seu clube, no entanto, a torcida argentina espera que na Copa ele enfim deslanche.
Rooney (Inglaterra): é um artilheiro nato e versátil, que joga tanto mais recuado quanto mais fixo na área. O camisa 10 da Inglaterra é a principal esperança dos torcedores da Terra da Rainha, que desta vez têm boas perspectivas de que a seleção saia da incômoda fila de 44 anos sem título.
Xavi (Espanha): a seleção espanhola é uma das favoritas ao título, apesar da fama de "amarelar" em mundiais. E Xavi é o grande mentor do meio-campo da "Fúria". É excelente na saída de bola, no passe e na finalização, além de ser exímio cobrador de faltas, caracterísitcas mais do que suficientes para fazer do jogador do Barcelona um craque decisivo.
Cristiano Ronaldo (Portugal): eleito o melhor do mundo em 2008 é um jogador de extremo talento. O Real Madrid fez uma temporada fraca para suas pretensões, mas mesmo assim Ronaldo foi o principal jogador da equipe, com boas atuações. Mesmo sua seleção não sendo apontada como favorita, Ronaldo pode ajudar os portugueses a surpreenderem.
Kaká (Brasil): apesar de ter feito uma temporada ruim pelo Real Madrid por diversos motivos, mas principalmente contusão, o camisa 10, mesmo não estando 100%, tem potencial o suficiente para desequilibrar uma partida e decidi-la numa jogada.
Sneijder (Holanda): ao lado de Robben é a grande esperança dos holandeses para que enfim conquistem o título que passou tantas vezes perto da seleção laranja. Fez uma temporada formidável na Inter de Milão, onde conquistou a UEFA Champions League sendo um dos principais jogadores. Ele passa, finaliza e cobra faltas com extrema eficiência e representa melhor do que ninguém o estilo de jogo holandês, de muita movimentação e toque de bola.
Ribéry (França): a França não tem jogado como uma grande seleção desde a aposentadoria do gênio Zinedine Zidane. Classificou-se para a Copa na marra, com um gol irregular, o da famosa ajeitada com o braço de Thierry Henry, na repescagem das Eliminatórias contra a Irlanda. Mas Ribéry, apesar de estar longe de ser um gênio, tem muito talento e pode desequilibrar.
Drogba (Costa do Marfim): a seleção africana não é cogitada sequer para passar da primeira fase, já que caiu num grupo que tem Brasil e Portugal como favoritos. No entanto, o time que agora é comandado por Sven Goran Eriksson (ex-Inglaterra) tem jogadores que podem surpreender e fazer com que um time do continente que sedia o Mundial possa de fato chegar longe. E Drogba é o grande jogador dessa seleção, com seus gols bonitos e decisivos. Se repetir o que fez no Chelsea, o atacante, mesmo jogando contra seleções consideradas superiores à sua e tendo levado um susto (sofreu uma lesão no braço num amistoso contra o Japão na semana passada), será um grande nome neste mundial.
De Rossi (Itália): sem Totti, que não foi convocado pelo técnico Marcelo Lippi, e com Pirlo lesionado, o volante da Roma se tornou o principal jogador da Azzurra. É verdade que ele é um tanto quanto violento em algumas jogadas e até destoa dos craques apontados acima, mas De Rossi é um jogador de muita determinação e tem suas qualidades, principalmente na finalização, pois já marcou belos gols de fora da área. Sem contar que na seleção italiana ele sempre teve boas atuações.
Se ontem o assunto aqui neste blog foi a bruxa que anda desfalcando as seleções na Copa - por sinal, Nani foi cortado da seleção de Portugal - hoje é a injustiça que alguns técnicos cometem ao deixar de fora grandes jogadores.
Vamos começar com o Brasil. Dunga deixou de fora os aclamados pelo povo Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Paulo Henrique Ganso. Nenhum deles foi convocado. Sem contar que bons jogadores, em posições carentes do time, jamais foram lembrados pelo técnico como o volante Thiago Motta, da Inter-ITA, o lateral Roberto Carlos, do Corinthians e o meia Alex, do Fenerbahce-TUR, entre outros. Alguns tiveram poucas chances como Hernanes, do São Paulo e Lucas, do Liverpool-ING. O capitão do tetra só quis saber de jogadores obedientes à sua filosofia conservadora.
Na Argentina, Maradona que não se dá com Riquelme, do seu Boca Juniors, deixou de fora o talentoso meia. No entanto, o mais inexplicável foram as exclusões do experiente e polivalente Zanetti e do volante Cambiasso (melhor do mundo na posição atualmente), que fizeram uma extraordinária temporada pela Internazionale, campeã da UEFA Champions League. Sem contar que ambos têm grande experiência na seleção argentina, com boas atuações. Definitivamente, não dá pra entender.
A França, que vem apresentando um fraco futebol, não terá o atacante Benzema e o volante Vieira. Ambos poderiam contribuir muito com a seleção que dá pinta de que fará feio no mundial. O primeiro no ataque, que tem sérias dificuldades para balançar as redes e o segundo no meio-campo, que desde a saída de Zidane, parece órfão. Por essas e outras trapalhadas, o técnico Raymond Domenech já tem Laurent Blanc como substituto após a Copa.
Marcelo Lippi não convocou o decisivo Totti para suprir a falta de talento da equipe, que no começo da Copa já não contará com Pirlo, contundido. Vai ser difícil apostar na Azzurra.
Um caso à parte é a Holanda. O técnico Bert Van Marwijk não chamou os veteranos Seedorf e Van Nistelrooy. Mas, sem eles, o time está voando baixo e tem plenas condições de conquistar o título. Além disso, a Holanda é estigmatizada por ser envolta a problemas de relacionamentos entre os jogadores nos mundiais, o que parece não acontecer desta vez.
Em Copa do Mundo sempre algum jogador de renome se machuca e fica de fora. Mas este ano a bruxa resolveu dar as caras de vez. Seleções importantes vêm perdendo seus principais jogadores por contusão.
Os primeiros a darem adeus ao Mundial foram Beckham (Inglaterra), Essien (Gana) e Ballack (Alemanha), sem condições de jogo antes mesmo dos anúncios das listas de convocados. Na última semana, mais uma grande baixa na Inglaterra: simplesmente o capitão Rio Ferdinand foi cortado por um entorse no joelho. O volante Obi Mikel, da Nigéria, também foi vetado pela mesma lesão.
Tem ainda os que estão "baleados" como Pirlo (Itália), Drogba (Costa do Marfim) e Robben (Holanda), três dos principais craques do futebol mundial.
No Brasil, Julio César sofreu uma lesão nas costas no amistoso contra o Zimbábue e Michel Bastos torceu o tornozelo num treino coletivo. Porém, ambos não preocupam e estarão na estreia do mundial. O segundo, inclusive, joga hoje contra a Tanzânia, no amistoso caça-níquel da CBF. A Tanzânia virá com uma vontade fora do comum. Afinal, enfrentar o Brasil é uma oportunidade única na vida dos jogadores do país africano. Por isso, é bom se precaver, pois a bruxa poderá estar voando por aqueles lados também.
Um dos craques do Santos neste ano, Neymar, vai mostrando cada vez mais sua falta de maturidade. No último domingo, segundo relatos de colegas repórteres de rádio, quando chegou ao Pacaembu para o clássico contra o Cortinthians, o atacante de 18 anos desceu do ônibus escoltado por seis seguranças, como se fosse um superstar.
Ora, nem Rogério Ceni, Kaká, Romário, entre outros consagrados craques da bola jamais tiveram essa atitude. Nem Pelé.
E por falar em Pelé, disseram a Dunga que se ele fosse o técnico do Brasil na Copa de 58 não convocaria Pelé, pois não convocou Neymar, "menino" a exemplo do Rei do Futebol na época. Mas começamos a entender porque o técnico da seleção mais vitoriosa do mundo resolveu deixar de lado o imaturo Neymar e não convocá-lo para a Copa. É simples. Pelé não era tão bobo assim.
Neymar ainda é um moleque tonto, que dá risada por não saber quem são os candidatos à presidência da república e se exibe como se fosse o rei da cocada preta. Neymar nunca será o que pensa que é e para chegar perto disso ainda terá que mostrar muito mais futebol e menos futilidade.
Julio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká e Robinho; Luís Fabiano. Este foi o time escalado como titular por Dunga no primeiro treino coletivo da Seleção Brasileira em Johannesburgo.
Nenhuma surpresa. As dúvidas, Michel Bastos ou Gilberto, Elano ou Ramirez, parecem ter sido sanadas e quem acompanha a seleção já deduz há um tempo que esta será realmente a equipe titular que defenderá o Brasil na Copa.
Ao longo dos três últimos anos, Dunga definiu seu time base, o que é importante para o entrosamento da equipe, algo essencial no futebol. No entanto, faltou um pouco mais de ousadia ao não dar oportunidade a alguns jogadores, não somente Paulo Henrique Ganso e Neymar.
Citamos também Elias (Corinthians), Roberto Carlos, Thiago Motta (Inter de Milão), Alex (Fenerbahçe) entre outros. Hernanes (São Paulo) e Lucas (Liverpool) tiveram poucas oportunidades também.
O problema é que o time de Dunga se acostumou a jogar apenas de uma maneira, no 4-2-3-1, e não há muitas alternativas analisando o banco de reservas. O único momento em que a equipe jogou com uma formação diferente, foi mais defensiva, utilizando três volantes, na Copa América de 2007.
Não há dúvidas de que a Seleção Brasileira é muito forte e uma das favoritas ao título. Mas preocupa o fato de Dunga não ter alternativas para deixar o time mais ofensivo e nem ter tido essa atenção.
Além disso, pelas características do time, a Seleção é muito dependente de Kaká, o principal responsável pelos contra-ataques e o que tem mais qualidade no passe. Por isso temos que torcer para que o camisa 10 esteja mesmo recuperado.
No torneio de Roland Garros mais chama a atenção o figurino da norte-americana Venus Willians do que os jogos. A ousadia no vestido é tamanha que os shorts utilizados por baixo do vestido, da mesma cor da pele da tenista, em alguns momentos deixam a impressão de que ela está nua.
Em vários pontos das partidas, ela demonstra sentir certo desconforto com a peça ‘inovadora’, mas vale tudo pelo "marketing esportivo". Mesmo assim a segunda colocada no ranking da WTA, não tem precisado de muito esforço para bater as adversárias e está na terceira rodada de Roland Garros.
A extravagância das vestes de Willians certamente deixa o público de queixo caído, principalmente os marmanjos. Se a moda pega, o esporte, majoritariamente praticado e prestigiado pela elite, vai se popularizar.
12:19
Como se não bastasse o Campeonato Brasileiro estar em disputa num período inoportuno, em que só se fala de Seleção Brasileira e dos preparativos para a Copa - e nem poderia ser diferente - grandes clássicos de rivalidades históricas, além de ofuscados por esse motivo, são prejudicados pelo "inteligente" calendário da CBF.
Assim, jogos como Flamengo e Fluminense, no Maracanã, e São Paulo e Palmeiras, no Morumbi, serão disputados hoje, às 19h30 e às 21h50, respectivamente.
Se a média de público já tem sido ruim em clássicos regionais disputados em tardes de domingo imagine com esses horários, num dia de semana. Pior que isso só se colocassem em horário comercial.
O prejuízo diante dessa situação reflete na saúde financeria dos clubes, que acabam arrecadando pouco com a renda do jogo, nas equipes, que caso tenham jogadores convocados para a seleção ficam desfalcadas (se Dunga tivesse convocado Ganso, Neymar e Hernanes os jogos ficariam ainda menos atrativos) e na própria imprensa esportiva, que fica sobrecarregada pela dificuldade de dar o devido destaque a tantos assuntos ao mesmo tempo.
O futebol brasileiro não se desenvolverá enquanto continuar dependente da emissora de TV que detém os direitos de transmissão, que faz o que quer com o calendário.
Correr riscos. Essa afirmação está associada tanto na vida como no futebol. A todo momento estamos correndo riscos, seja no trânsito, nas ruas, em casa (ainda mais com a violência de hoje em dia), com nosso próprio corpo etc. Também podemos acertar ou errar. Por sermos seres humanos não somos perfeitos fisica, emocional ou intelectualmente.
No futebol, não é diferente. As equipes correm riscos de perder ou ganhar. Não há equipe perfeita, imbatível e por ser tão imprevisível o futebol é tão emocionante e apaixonante.
Prova disso é a conquista da Internazionale de Milão na Copa dos Campeões da UEFA. A equipe comandada pelo competente José Mourinho (apesar de sua arrogância em alguns momentos, há de se reconhecer que hoje ele é o melhor do mundo em sua função) bateu os favoritos Chelsea e Barcelona. Assim como o adversário do time italiano na decisão, o Bayern de Munique, passou por outro cotado como favorito, o Manchester United. Apesar de favoritas, essas equipes não eram imbatíveis, portanto.
Na final, a Inter manteve sua estratégia contra os alemães, mas não passou por sufoco, já que o time do técnico Louis Van Gaal, sem Ribery, foi muito dependente de Robben. Assim, em dois lances de contra-golpes mortais a Inter garantiu o título com dois gols de Diego Milito.
Não é incomum no futebol que equipes superiores tecnicamente sejam surpreendidas pelo seus adversários. Mas essa conquista da Inter foi especial. Lavou a alma dos torcedores, que não viam o time que veste negro e azul vencer o maior título da Europa desde 1965. Era de arrepiar a emoção que tomou conta de todos os que estavam no Santiago Bernabéu e nas ruas de Madrid e Milão.
Para bater Chelsea e Barcelona era preciso ser inteligente. E Mourinho foi mais inteligente do que arrogante. É claro que ficar na defensiva contrasta com a beleza do futebol e, jogando assim, a Inter correu riscos. No entanto, mais arriscado ainda seria a equipe ter o atrevimento e a inocência de partir para o ataque diante de adversários mais fortes.
Jogar desta maneira não significou que a Inter não tinha qualidade. Pelo contrário, pois a equipe soube, nos momentos certos, aproveitar muito bem as chances que teve. E para aproveitá-las da melhor maneira possível, só tendo excelentes jogadores para defender como Julio César, Lucio, Samuel, Cambiasso, Thiago Motta e Zanetti, para dar o passe preciso, como Sneijder, para contra-atacar com muita velocidade, como Maicon, Pandev e Eto'o e para finalizar com perfeição, como Diego Milito. Temos que destacar também que alguns desses jogadores são bons para outras funções além das apontadas.
O que caracterizou o time italiano que venceu tudo nesta temporada (Copa dos Campeões, Campeonato Italiano e Copa da Itália) foi a entrega e a versatilidade dos jogadores. O maior exemplo disso foi Eto'o, centroavante de origem, mas que com a boa fase de Milito, foi deslocado para jogar aberto pelo lado direito do meio-campo, função que executou com propriedade. Eto'o conquistou assim seu terceiro título europeu e sua segunda tríplice coroa. Havia conquistado duas Champions e uma "tripleta" com o Barcelona, que o cedeu à Inter junto com 40 milhões de euros para ter Ibrahimovic. Não é preciso nem dizer quem se deu melhor na negociação.
Na maioria das vezes, a estratégia mais sensata e inteligente, na vida como no futebol, é a menos arriscada. E deu certo. A Inter conquistou tudo o que disputou nesta temporada.
Torcedores de São Paulo e Internacional e todos os que apreciam o futebol aguardarão com muita expectativa o período de 40 dias de recesso para a Copa do Mundo até que sejam abertas as portas do espetáculo dividido em dois jogos que decidirão o finalista da Libertadores.
As equipes passaram nas quartas-de-final pelos dois últimos finalistas. O São Paulo bateu o Cruzeiro com duas vitórias espetaculares por 2 a 0 e o Internacional venceu o atual campeão Estudiantes, com uma vitória e uma derrota: 1 a 0 no Beira-Rio e 1 a 2, na Argentina, com um gol de marcado no último minuto que deu a classificação ao Colorado, uma vitória na alma, com a cara da Libertadores.
Bem que poderiam esses jogos ser válidos pela final, repetindo o fantástico duelo de 2006, que naquele ano representou a supremacia do futebol brasileiro na América do Sul.
O Inter levou a melhor num confronto de gigantes que foi sem dúvida uma das maiores decisões da história do torneio de futebol mais importante das Américas. O torcedor colorado pôde comemorar o título pela primeira vez. Vibrou como nunca, em total estado de êxtase no Beira-Rio. O torcedor tricolor ansiava pelo bi-campeonato (em 2005, em outra final brasileira, o São Paulo havia batido o Atlético-PR) e pelo quarto título da história do clube, mas pôde sair de cabeça erguida daquela derrota, pois o São Paulo esteve vivo na disputa pelo título até o úlitmo minuto de jogo.
O São Paulo terá a chance de se vingar, como fez com o Cruzeiro, que o eliminou no ano passado. Dessa vez o mando de jogo se inverte em relação a 2006 e o segundo jogo será no Morumbi.
Nessa batalha de gigantes, as referências do São Paulo estão de um extremo ao outro da equipe, com Fernandão no ataque - coincidentemente um dos maiores ídolos da história colorada, capitão da Libertadores e do Mundial de 2006, mas que agora defende as cores tricolores e foi o principal personagem do time paulista na classificação para a semifinal - e o eterno capitão Rogério Ceni no gol, aliados a um time de muita raça e criatividade. Os argentinos Abbondanzieri, Guiñazu e D'Alessandro são o coração de um time que não aceita a derrota e luta até o final.
OBS: Que quem sair vencedor não se sinta o campeão e fique de olhos muito bem abertos com Universidad de Chile, que eliminou o Flamengo, ou Chivas-MEX, pois ambos chegaram de maneira surpreendente até as semifinais e numa final também podem repetir a dose.
Hernanes vibra em seu gol que inaugurou o placar na vitória por 2 a 0 contra o Cruzeiro. Dagoberto foi o autor do segundo gol.
Mais do que um aprimoramento em sua estrutura tática e uma melhora na qualidade técnica com a chegada de Fernandão, o que mais chama a atenção no São Paulo é a mudança de atitude.
Um time que há poucos dias jogava com monotonia e era merecedor de críticas, agora é digno de muitos elogios pelo que vem aprensentando na Libertadores, especificamente nos dois úlimos jogos, em que bateu a forte equipe do Cruzeiro nas quartas-de-final com muita competência e principalmente muita raça.
O espírito da Libertadores reacendeu no Morumbi e o tricolor, classificado para a semifinal, certamente é um dos favoritos para a conquista do título.
10:40
Estadio Santiago Bernabeu, palco da decisão da UEFA Champions League
Chelsea, na Inglaterra; Barcelona, na Espanha; Internazionale, na Itália e Bayern de Munique, na Alemanha, são os campeões dos quatro principais ligas nacionais da Europa.
Na Premier League, a equipe comandada pelo técnico Carlo Ancelotti teve uma campanha marcada por goleadas arrasadoras – como a da última rodada, 8 a 0 sobre o Wigan, que garantiu matematicamente o título inglês. O Chelsea terminou a competição com 86 pontos, um a mais que o vice-campeão Manchester United, e uma impressionante marca de 103 gols marcados em 38 partidas.
Os Blues tiveram o ataque mais eficiente da chamada “era moderna” do Campeonato Inglês e, pela primeira vez em sua história, faturaram o “double”, com os troféus da Premier League e da Copa da Inglaterra na mesma temporada.
Na Bundesliga, o título ficou com o Bayern de Munique, que voltou a ser campeão nacional depois de dois anos. O time do técnico holandês Louis Van Gaal terminou a competição com 70 pontos, cinco de vantagem sobre o Schalke 04 e, de quebra, ainda garantiu o título da Copa da Alemanha.
É na Itália, no entanto, que a palavra “supremacia” é mais bem utilizada para definir a superioridade da Internazionale. O time comandado pelo técnico José Mourinho conquistou o pentacampeonato do Calcio após a vitória por 1 a 0 sobre o Siena na última rodada. A Inter terminou o campeonato com 82 pontos, dois a mais que a vice-campeã Roma, sobre a qual também conquistou o título da Copa da Itália.
Também neste fim de semana, o Barcelona comemorou mais um título espanhol ao golear o Valladolid por 4 a 0 no Camp Nou. Os comandados do técnico Josep Guardiola não repetiram o desempenho assombroso da última temporada – quando conquistaram seis títulos –, mas tiveram no argentino Lionel Messi o grande trunfo para superar o rival Real Madrid na briga pelo troféu da liga espanhola. Ao final de 38 rodadas, o Barça somou 99 pontos, três a mais que o Real (96), e ambas as equipes coroaram suas campanhas com um excelente aproveitamento.
O encerramento da temporada europeia será no próximo sábado, 22, quando Internazionale e Bayern se enfrentam pela final da UEFA Champions League, no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.
E pelos desempenhos das equipes nos campeonatos que disputaram até aqui a disputa será extremamente acirrada. A Inter desbancou Chelsea, nas oitavas, e Barcelona, na semifinal, duas equipes consideradas antes as mais cotadas para o título, assim como o Manchester United - eliminado pelo Bayern, nas quartas-de-final - devido a seus desempenhos nos últimos anos.
Embora tenham chegado como surpresa nesta decisão, Bayern e Inter fizeram por merecer, têm tradição - Os alemães venceram quatro vezes o maior torneio de clubes do mundo e os italianos duas - e certamente fecharão com chave de ouro mais uma nobre temporada no Velho Continente.
Depois, que venha a Copa do Mundo.
Dunga conseguiu implantar um quartel na Seleção Brasileira. Mas não conseguiu fazer com que os torcedores brasileiros e boa parte da imprensa se tornassem seus soldados. Assim, logicamente, virou motivo de piada pela péssima convocação do time que disputará a Copa do Mundo, pois ao contrário dele, o brasileiro tem bom humor e criatividade.
Perante seus comandados Dunga está para um general. No entanto, perante à maioria dos brasileiros, mais parece um Recruta Zero. Não é possível que não esteja vendo o quanto está jogando Paulo Henrique Ganso. Ele disse na coletiva após o anúncio da convocação que o camisa 10 do Santos e Neymar, os dois melhores jogadores do Brasil no momento, eram reservas do Santos até dezembro. OK, eles eram reservas até dezembro. Dos que foram convocados, Kléberson era reserva até semana passada e Julio Baptista e Doni são reservas da Roma há meses. Inclusive Doni é reserva de outro goleiro brasileiro, Julio Sérgio.
Como se não bastasse essa maluca incoerência o técnico da Seleção da CBF também usou como justificativa para a ausência de Ganso e Neymar o mau desempenho nos Mundiais sub-20 e sub-17, respectivamente, disputados no ano passado. Ganso, que tem personalidade, o que talvez irrite Dunga, respondeu mostrando o quanto está mal informado o que carrega o nome de um dos anões da Branca de Neve. "Ele não está sabendo bem da seleção sub-20 que disputou o Mundial do ano passado. Fui titular em todos os jogos, pena que não voltamos com o título. No ano passado, eu estava ainda no começo de carreira. Era promessa. Hoje sou uma realidade", destacou o meia, em entrevista por telefone ao jornal O Estado de S. Paulo. E emendou: "Futebol é momento, atravessamos uma grande fase e ele (Dunga) poderia ter dado uma chance para nós dois. Se levasse a gente, estaríamos prontos."
O comentarista da ESPN Brasil e colunista da Folha de S. Paulo, Paulo Vinicius Coelho, um dos melhores e mais sérios jornalistas esportivos do Brasil, disse em seu blog: "Que Dunga e Jorginho assistem mal às competições sub-20 é sabido desde o Mundial de 2007. Naquela época, na Venezuela, um grupo de jornalistas assistia a Brasil 0 x 2 Estados Unidos, partida decidida pela grande atuação de Altidore, hoje convocado para a Copa do Mundo. Nessa hora, chegaram ao saguão do hotel de Puerto la Cruz Jorginho e Dunga com uma pergunta na ponta da língua: "Que jogo é esse?" A seleção brasileira sub-20 estava em campo.
Ou seja, além de incoerente, Dunga é mal informado. O que faria Dunga em épocas que a Seleção não está em atividade? Será que ele não assiste aos jogos? Pelo menos nos estádios, parece que não. Ao contrário dos outros treinadores que vemos pela TV, principalmente nos jogos europeus, onde estão os principais jogadores, Dunga e seu auxiliar Jorginho, nunca aparecem. O técnico da Seleção da CBF deveria estar dormindo por um longo tempo e acordou só agora, dando uma de Recruta Zero.
O blog "The Piauí Herald", da Revista Piauí, traz duas postagens muito engraçadas. Vale a pena conferir:
Irritado com reação negativa da imprensa, Dunga ameaça convocar postes
http://www.revistapiaui.com.br/herald/post_122/Irritado_com_reacao_negativa_da_imprensa_Dunga_ameaca_convocar_postes_.aspx
Após convocação de Dunga, carnaval na Argentina não tem hora para acabar
http://www.revistapiaui.com.br/herald/post_124/Apos_convocacao_de_Dunga_carnaval_na_Argentina_nao_tem_hora_para_acabar.aspx
Dunga mostrou ontem que a coerência que tanto exalta nem sempre é inteligente. Na coletiva após o anúncio da convocação dos 23 jogadores que irão para Copa do Mundo da África ele tentou justificar as ausências de alguns nomes dando "aula" de patriotismo e deixando claro que só pensa no futebol de resultados, pragmático, nem que tenha condições de montar um time melhor.
Fazendo referências a dois mestres colunistas justificamos o quanto a coerência de Dunga não é tão positiva como pensa o técnico da Seleção Brasileira. Tostão, em sua coluna na Folha de S. Paulo no último domingo, disse sabiamente que nem sempre a coerência é uma virtude e citou uma frase de Millôr Fernandes: "Coerente é o sujeito que nunca teve outra ideia". Isso diz tudo. Juca Kfouri, logo após a entrevista coletiva de Dunga, disse no programa "Bate Bola" da ESPN Brasil que o técnico da Seleção foi coerente com seu grupo de jogadores e o abraçou para ganhar ou perder com todos juntos, o que não deixa de ser certo. Mas, como ele diz que é tão patriota, onde está sua coerência com a maioria do povo brasileiro que pedia a convocação dos meninos da Vila, principalmente de Ganso?
Na Copa, se o Brasil vencer - e de fato é um dos grandes favoritos ao título - será como em 1994, sem fantasia, somente com resultado, sendo que teria condições de montar um time melhor, diferentemente daquele ano. Dunga poderia ter feito melhor e não quis.
Enfim, as palavras de Juca Kfouri e Tostão (também emprestadas de Millôr Fernandes) mostram que coerência só combina com inteligência na escrita e na pronúncia. Na vida, nem sempre.
O que se passa na cabeça de Dunga?
11 de maio de 2010. Enfim chegou um dos dias mais esperados do ano. Estamos há poucos instantes da divulgação da lista dos convocados para a Copa de 2010. Todos na expectativa do que Dunga dirá.
Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Paulo Henrique Ganso, Roberto Carlos e alguns menos badalados são nomes comentados ultimamente para serem surpresas nessa lista.
Neste momento, 190 milhões de brasileiros que de um jeito ou de outro acompanharão a Copa estão na expectativa. Por um dia Dunga é mais importante até que o Presidente da República. Aguardemos.
O blog já manifestou sua opinião. Veja posts anteriores:
http://atuali-zc.blogspot.com/2010/04/selecao-brasileira-mudancas-sao.html
http://atuali-zc.blogspot.com/2010/04/neymar-e-ganso-na-selecao.html