10 coisas que faltaram no iPad da Apple.














Como você já acompanhou aqui no ZC, o último lançamento da Apple, o iPad, decepcionou praticamente todo mundo que esperava um aparelho que revolucionaria o mercado tecnológico, mas que acabou sendo pouco mais que um iPhone gigante.

Piadas à parte, a decepção com o produto realmente foi grande, porém o
tablet está longe de ser um total fracasso. Após o calor da revelação do aparelho, é possível até dizer que o impacto do mesmo sobre o mercado não somente será existente, como também será considerável.

Para entender com mais precisão as razões por trás da decepção inicial, veja esta lista da revista americana Wired sobre os itens que faltaram da novidade da Apple:

1 - Adobe Flash: se você não sabe o que é flash, entenda-o como o principal mecanismo que permite inserir jogos e vídeos em páginas da Internet. O iPad, assim como o iPhone, não suporta este dispositivo, o que limita drasticamente a experiência de navegação dos aparelhos.

É importante notar, entretanto, que há muito tempo se fala dos problemas relacionados ao Adobe Flash, mais precisamente seu alto requerimento de processamento e suas falhas de código; e a decisão da Apple de continuar não inserindo Flash em seus dispositivos pode contribuir para a morte do mecanismo interativo.

2 - Tela OLED: telas OLED são mais coloridas e nítidas que as telas LCD, e era esperado que o iPad fosse ser lançado com uma versão em OLED. Não foi...

A realidade é que tais telas, assim como o Flash, diminuiriam drasticamente o tempo de bateria do aparelho.

3 - Conectores USB: este você provavelmente sabe o que é, afinal de contas conectores USB dominam periféricos como teclados, mouses, e webcams. Pois é, nada disso vai poder ser conectado no iPad.

A razão principal desta escolha da Apple é provavelmente mercadológica; uma vez que o plano de lucro para o aparelho envolverá uma carga pesada de periféricos específicos para ele, que provavelmente serão vendidos nas lojas da Apple por preços muito, muito menos que justos.

4 - GPS: apesar de possuir uma bússola, o iPad não possuirá GPS (para quê a bússola? boa pergunta). Esta falta ainda é incerta, mas se confirmada representará uma provável falha, e não necessariamente uma escolha da Apple.

5 - Multifuncionalidade: assim como o iPhone, o iPad não terá multifuncionalidade, ou seja, nada de ler um livro no aparelho enquanto você roda um download no fundo. Mais um ponto que coloca a funcionalidade do iPad como sendo BEM distante da de um computador pessoal.

6 - Teclado: já era certo que o iPad não possuiria um teclado físico. Embora isto fosse anunciado como uma vantagem, muitos veem esta "escolha" como uma desvantagem, entretanto.

Se você já utilizou um iPhone ou um iPod Touch, deve ter percebido que apesar do grande visual e experiência propiciadas pelas telas
touch screen, o teclado deixa muito a desejar, e digitar mais que um endereço de e-mail com eles é um verdadeiro sacrifício.

Existirá um teclado que será vendido separadamente, mas, mais uma vez, o preço provavelmente será absurdo e deixará o preço total do iPad muito acima do de um laptop top de linha.

7 - Câmera: nada de câmera fotográfica, de vídeo, ou webcam. Esta escolha foi entendida como um corte de custos, mas os fãs de tecnologia, como não poderia deixar de ser, viram isto como um grande corte nas possibilidades de uso do aparelho. Nada de usar o iPad para conversar, ou para tirar uma foto e começar a editá-la em uma bela e grande tela
touchscreen. Uma pena.

8 - Cobertura: Assim como o iPhone, o iPad perpetuará a tortura dos consumidores americanos nas mãos da AT&T; uma vez que a Verizon, uma provedora muito mais acessível e menos demoníaca, ainda não atende aos padrões requeridos pelos aparelhos da Apple.

9 - Tela Widescreen: a tela do iPad tem uma proporção encontrada somente em televisores e monitores mais antigos (4 por 3). Isso faz com que qualquer filme dos tempos modernos (não sendo incluso aí o filme "Tempos Modernos") que seja exibido no iPad vai mostrar aquelas famosas barras pretas no topo e no pé da tela, isso sem contar na redução da imagem para se adaptar à antiga proporção.

10 - Saída de vídeo digital: realmente o iPad não parece demonstrar qualquer intenção de satisfazer pessoas que queiram usá-lo para assistir filmes e séries. Além do problema da resolução (que será de 1024x768, uma resolução relativamente baixa para padrões atuais) o iPad ainda não terá qualquer saída de vídeo digital. Ou seja, nada de conectá-lo em sua nova TV ou Monitor... outra pena.

---------------------------------------------------
Em suma, é possível dizer que o iPad foi lançado com o pensamento de ser um produto com uma bateria que dure bastante tempo e que não tenta disputar funções com outros aparelhos como laptops, PCs e mesmo iPhones.

O resultado é um aparelho que não é ideal para coisa alguma, e que custará mais do que qualquer outro que cumpre funções parecidas com as dele com a mesma competência, ou ainda mais que isso.

Uma pena Steve... uma pena...

No Response to "10 coisas que faltaram no iPad da Apple."

Postar um comentário