A tranquilidade poderá chegar, enfim


Antonio Carlos Zago acena para a torcida palmeirense na vitória contra o São Paulo


Depois de amargar alguns meses turbulentos desde a queda no Campeonato Brasileiro até a semana passada, o Palmeiras tem uma chance de conseguir uma necessária e desejada tranquilidade para tentar retomar o caminho da vitória.

A saída de Muricy Ramalho e a chegada de Antonio Carlos Zago no comando técnico do time, não representa apenas uma troca, mas sim uma mudança de filosofia.

No últimos dois anos o Palmeiras quis ser o protagonista do futebol brasileiro. Para isso investiu pesado em jogadores e treinadores. No ano passado, com a eliminação do time na Libertadores, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi demitido pela diretoria, que se prontificou rapidamente a trazer Muricy Ramalho, então recém-demitido do rival São Paulo. Após alguns dias de negociação, Muricy assumiu o time, que manteve o status de mais caro do Brasil.

Todo esse investimento valia a pena porque o time se mantinha na liderança do Campeonato Brasileiro, e portanto caminhava rumo ao objetivo de tornar-se novamente o maior do País. Mas esse investimento tornou-se gasto, já que o Palmeiras sequer conseguiu uma vaga na Libertadores.

A agressão a Vagner Love, principal contratação do clube em 2009, por parte de marginais de torcida uniformizada, antes mesmo da última rodada do Brasileirão, quando o Palmeiras ainda tinha chances matemáticas de título, simbolizou que quando é feito um grande investimento e os resultados não vêm, a decepção é dobrada e a pressão e a possibilidade de uma situação insustentável chegar muito maiores

O time iniciou este ano desgastado e precisava de mudanças, que não vieram. Nem jogadores, nem comissão técnica, nem diretoria. Nada mudou e o clube continuou cabisbaixo, desmotivado. Pelo contrário, o Palmeiras continuou com um time, mas não com um elenco. Ainda faltam jogadores para algumas posições.

Apesar de toda sua competência, Muricy, muito identificado com o São Paulo, não conseguiu se firmar no Palmeiras. Não caiu bem nele o uniforme verde. Sua motivação ao dirigir o Verdão, mesmo quando a equipe liderava o Campeonato Brasileiro, não era a mesma dos tempos do São Paulo. Dava para perceber que ele não se sentia à vontade.

A chegada de Antonio Carlos Zago - técnico jovem, pouco badalado e muito mais barato - parece ter mexido positivamente com o Palmeiras. Os jogadores se sentem mais à vontade e isso pudemos constatar na vitória no clássico contra o São Paulo. O elenco já pode respirar aliviado.

Hoje o time enfrenta o Flamengo-PI, precisando apenas de uma empate no Parque Antártica para conseguir a classificação à próxima fase da Copa do Brasil. No fim de semana, o adversário é o fraco Rio Claro, pelo Campeonato Paulista. Jogos em que o Palmeiras deve vencer sem problemas, reconquistando não só as vitórias, mas principalmente a motivação.

Enfim, os bons ares podem estar voltando ao Palestra e desta vez o clube tem a chance de caminhar com os pés no chão, para com tranquilidade conseguir voltar naturalmente a ser o melhor do Brasil e conquistar um título de peso.

Em relação ao jogo de hoje, sobre a escalação, Antônio Carlos definiu que duas peças serão poupadas: o volante Márcio Araújo e o lateral direito Wendel. Edinho e Figueroa devem ser os substitutos. No setor de criação, Cleiton Xavier ainda sente dores na coxa e é dúvida. Mesmo com as mudanças, o treinador alviverde espera que a equipe continue melhorando, como ocorreu diante do São Paulo.

No Flamengo-PI, o centroavante Jardel, que nem sequer pegou na bola no jogo de ida, foi confirmado na delegação que viajou para a capital paulista. Fica a expectativa sobre a condição física do atleta, que era precária na partida de duas semanas atrás.

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS x FLAMENGO-PI

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 25/02/2010 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG)
Assistentes: Flamarion Sócrates da Silva e Cinthia Mara da Silva

PALMEIRAS: Marcos; Figueroa, Léo, Danilo e Eduardo; Pierre, Edinho, Cleiton Xavier (Deyvid Sacconi) e Diego Souza; Lenny e Robert
Técnico: Antônio Carlos Zago

FLAMENGO-PI: Herivelton; Tote, Serginho Matogrossense, Marcelão (Alessandro) e Wildinho; Binha, Erivan, Luciano e Antonio Carlos; Joniel e Leandro Porto.
Técnico: Valter Maranhão

No Response to "A tranquilidade poderá chegar, enfim"

Postar um comentário