Estudo diz que testoterona não é agressividade, é ambição.






















Pesquisadores da Suíça e do Reino Unido realizaram um estudo para definir as alterações causadas pela testosterona (hormônio tipicamente masculino), e confirmar ou não se o hormônio realmente merece seu status de "hormônio da agressividade"

Como base do experimento, os cientistas usaram um jogo no qual um jogador recebe uma quantia em dinheiro e a divide entre si e outro participante que, por sua vez, aceita ou não a divisão; caso o outro participante aceite a divisão, o dinheiro será divido segundo a proposta inicial, se não, ninguém ganha nada.

"Queríamos verificar como o hormônio afeta o comportamento social", afirmou Christoph Eisenegger, um neurocientista da Universidade de Zurique e principal autor de um novo artigo sobre o assunto. "Se esperássemos um resultado baseado na opinião comum, nós observaríamos que os pacientes que receberam testosterona adotariam estratégias agressivas, egocêntricas e arriscadas".

O que aconteceu, na verdade, foi que os paciente que receberam testosterona trabalharam mais racionalmente para que suas ofertas não fossem rejeitadas, em lugar de oferecer propostas egoístas que não seriam aceitas. Os pesquisadores concluíram do resultado que os pacientes testados buscavam "manter suas imagens" e "evitar rejeição" em uma busca para manter o seu status.

Então, da próxima vez que você tiver que confrontar alguém tentando ser um grande machão irracional e agressivo, seja você o machão de verdade, lembre-se desse estudo, e pare para pensar no sucesso do seu objetivo, ou seja, raciocine para não apanhar do cara!

Fonte: Blog da Scientific American

No Response to "Estudo diz que testoterona não é agressividade, é ambição."

Postar um comentário