Antes de continuar com as dicas do que fazer e como proceder para otimizar seu site, vamos dar uma pausa e te oferecer uma lista daquilo que NÃO se deve fazer e como NÃO proceder em trabalhos de otimização de sites.
1 - Não dê atenção a e-mails que oferecem cadastros em várias ferramentas de busca, ou que te coloquem em "trocentos" diretórios por quantias módicas de dinheiro. Isso é SPAM puro e simples e deve ser ignorado; empresas de SEO que valem a pena não agem desta forma.
2 - Não espere demais para implementar serviços de otimização nos seus sites. Não importa se você está em projetos novos ou na reestruturação de antigos; otimização deve ser discutida a partir do primeiro dia.
3 - Não encare a contratação de uma agência de SEO simplisticamente. Contratar tais agências não é como contatar um serviço de máquinas de café (na verdade, não deixe de dar atenção a estas também). Marketing online pode significar o sucesso ou o fracasso de toda sua empresa, portanto a escolha de quem vai cuidar de seu site deve envolver muita pesquisa sobre e muitas perguntas para as agências concorrendo pelo contrato.
4 - Não contrate uma agência de SEO e depois se afaste do processo. É seu trabalho saber e compreender o máximo possível sobre as estratégias e táticas que a agência contratada está usando. Se sua agência usa técnicas de alto risco e seu site é derrubado, quem pagará o preço é você.
5 - Não espalhe demais o seu conteúdo por vários domínios. Há momentos em que sub-domínios fazem sentido, mas estas ocasiões devem ser dominadas por consideração do conteúdo e dos usuários, não por uma tentativa de colocar vários domínios nas páginas de resultado das ferramentas de busca.
6 - Não perca seu tempo enviando seu URL para as ferramentas de busca. Elas encontrarão seu site por links de outras páginas (lembre-se do funcionamento do PageRank).
7 - Não esconda seu site das ferramentas de busca. Isto pode ser resultado de um arquivo "robots.txt" (mais sobre este arquivo em próximos posts, por enquanto leia o guia de iniciantes oferecido pelo Google), por um URL com muitas variáveis, por menus de navegação muito complicados, ou então por sites que só usem aplicações em flash, completamente gráficos ou em Ajax.
8 - Não vise atingir palavras-chave muito genéricas. Uma agência imobiliária no interior do Acre não tem chance de se posicionar entre os primeiros resultados em uma busca por "imobiliárias". Otimize seu site para obter os melhores resultados com palavras-chave mais específicas e relevantes para seu público-alvo.
9 - Não fique tentando estufar suas meta-tags, textos de descrição de imagens, etc. com palavras-chave. Isto não se faz mais e é visto como SPAM.
10 - É também SPAM esconder palavras chave com textos "invisíveis" (que têm a mesma cor do fundo, por exemplo) em lugares fora de foco em seu site.
Continue ligado no Atuali-zc para mais regras sobre o que fazer e não fazer para posicionar seu site entre os primeiros nas ferramentas de busca.
No Response to "SEO: 10 coisas para NÃO se fazer em otimização de sites."
Postar um comentário