Guia ZC para quem não tem noção do que vestir em festas formais.























Tem gente que faz parecer fácil, mas toda vez que eu recebo convites de casamento, convites de 15 anos (festa de debutante), convites de formaturas, ou qualquer outro tipo de convite para festas formais eu fico à beira de um surto; uma vez que para mim, se vestir com estilo é colocar uma calça comprida e qualquer coisa que não seja um chinelo.

Para resolver esse problema enfrentado por muitos (geralmente homens), o ZC fez uma compilação de modelos de traje que te levarão de mendigo à galã em menos de 10 parágrafos; isso tudo dito de um jeito bem direto, já que eu cansei de achar guias que diziam para usar uma roupa "normal"... para mim normal pode ser um shortinho de ciclista, um esparadrapo em cada mamilo e uma gravata borboleta; e aí, como é que fica?

Chega de papo, e vamos aos trajes:

Esporte:

Vamos começar por aquele que é tido como o mais simples, mas que, por isso mesmo, costuma ser aquele que mais transforma pobres cidadãos ignorantes sobre o universo da moda (como eu era, antes de fazer a pesquisa para este artigo) em vítimas de dedos indicadores maldosos e de risadinhas mal disfarçadas.

O traje esporte deve ser usado em ocasiões menos formais como almoços, festas infantis, exposições, etc. Mas lembre-se: almoço não muito formal é diferente de churras no quintal do seu tio-avô. Então já aprenda a primeira regra, que vale para o resto deste artigo: NÃO USE ROUPAS VELHAS! Nada de tênis com cadarço encardido (se você for um homem mais maduro ou uma mulher de qualquer idade, nada de tênis em qualquer estado); ou jeans desbotadão.

O certo é camisa sem gravata, com ou sem um blazer, e uma calça gabardine ou de sarja (você pode se arriscar com um jeans mais bacana, mas se puder evitar, faça-o). Para mulheres, o ideal é um vestidinho leve, ou mesmo uma saia com uma blusa fechada; no que diz respeito à calçados, uma sandália ou um sapato de salto já são suficientes; MAS CUIDADO! Informe-se sobre o ambiente da festa, e em caso de ambientes gramados ou de terra evite saltos longos e finos, senão você sairá pela festa cavando poços artesianos por tudo que é lado.

Esporte Fino, Tenue de Ville, Traje Passeio, Passeio Informal:

Esta modalidade é um pequeno passo mais formal que o anterior. As regras anteriores ainda valem, mas agora não existe mais a possibilidade de qualquer tipo de tênis, calças jeans e camisetas pólo para homens; ou de sandálias e vestidinhos mais simples para mulheres.

Homens devem usar terno e gravata dependendo do horário da ocasião: se for de dia ou à tarde, é esporte com as exceções já descritas, se for de noite é terno e gravata. Para mulheres as regras também se mantém, mas quanto mais tarde for a festa, mais incrementado tem que ser o vestido; só não avacalhe e chegue lá com mais maquiagem que a Elke Maravilha, e com mais brilho que uma daquelas bolas de discoteca. Incremente, mas pegue leve na purpurina.

Social Completo, Traje Social, Passeio Completo, Passeio Formal:

Chegamos no "primeiro dan" da faixa preta de ocasiões formais, jovem Daniel (ou Daniela)-san. Aqui entram casamentos, festas de debutantes clássicas e jantares chiques em geral. Abandone as esperanças de conforto, pois os trajes devem ser mais completos que o cinto de utilidades do Batman. Para os homens isso significa terno completo com gravata; e para os completos sem-noção terno completo significa paletó, colete e, obviamente, calças; tudo na mesma cor e no mesmo tecido.

Não invente moda (pegou a piada?) na hora de escolher a gravata; nada de cores berrantes (laranjão de uniforme de gari, rosa choque ou o verde ardido da Telefonica), e muito menos gravatas que você acha "descoladas" (como aquela belezura de gravata de piano que você tem e que já pode jogar no lixo agora mesmo).

Para as damas a regra agora são vestidos longos ou tailleurs mais incrementados (leia-se: mais caros) de tecidos como seda ou veludo. Use bolsas menores (deixe em casa aquela sacola de feira que você usa para carregar tijolo solto de obra pra fazer estante de bibelô no seu quarto). De agora em diante só vale salto alto, mas ainda com o bom senso de não procurar petróleo no gramado de ninguém. É também chegada a hora de entupir os poros com maquiagem e segurar o choro quando você não conseguir pegar o buquê, ou você vai acabar a festa parecendo o coringa.

Black-tie, Rigor, Habillé, Tênue de Soirée:

Aposto que agora você se assustou só com o nome das modalidades. Mas não se preocupe. Não porque aqui a coisa fica mais simples, mas sim porque se você está tendo que ler este artigo é bem provável que jamais será convidado para uma festa dessas; ou você já ouviu alguém dizer algo do tipo "tô indo de Habillé lá na festa da Valdirene!"? Pois é, nem eu.

A referência aqui é aquilo que você vê em premiações do Oscar (sacou o nível da coisa?). Homens devem usar gravata borboleta e smoking, sempre pretos; já para as mulheres chega a hora de brilhar. Literalmente. Vestidos de grife, cheios de brilho e decotes, joias de todos os naipes e tamanhos e sapatos de salto alto são a lei, e aqui não adianta nem recorrer à desculpa do gramado, você vai ter que flutuar mesmo!

-------------------------

É isso, agora é só seguir estas indicações e você nunca mais vai passar vergonha em festas formais - a não ser que você beba demais e acabe caindo na mesa do bolo de casamento no meio de uma macarena; isso não tem guia que resolva.

No Response to "Guia ZC para quem não tem noção do que vestir em festas formais."

Postar um comentário