Google PageRank: como páginas são consideradas "relevantes".

















Dando sequência a nossa série de artigos sobre SEO e tudo aquilo que envolve o processo de otimização de sites, falaremos neste artigo sobre o Google PageRank.

O PageRank pode ser entendido como o "responsável" pela hierarquia dos sites dento dos resultados de uma busca no Google. É possível dizer, de uma maneira relativamente genérica entretanto, que todo o processo de otimizar um site se baseia em trabalhar o sistema do PageRank para que o site otimizado obtenha uma melhor posição nas buscas orgânicas do Google (para saber o que é "busca orgânica" veja nosso post anterior).

O Google descreve seu PageRank da seguinte forma;

"O PageRank se apoia na natureza singularmente democrática da Web, usando sua imensa estrutura de links como um indicador do valor individual de uma página. Essencialmente, o Google interpreta um link da página A para uma página B como um voto, da página A, em favor da página B.

Entretanto, o Google considera mais que o simples volume de votos, ou links, que uma página recebe; ele também analisa a página que deu o voto. Votos dados por sites que são mais "importantes" pesam mais e ajudam mais na hora de tornar "importantes" outras páginas".

O PageRank usa, portanto, uma espécie de "concurso de popularidade" na Web. Um site será mais popular se obtiver o voto de outros sites, entretanto, o voto de sites mais populares vale mais que o de sites menos populares.

Uma das primeiras leis a serem consideradas no trabalho de otimização é, portanto, "Seja popular com quem é popular". As ramificações desta lei podem se estender para muito além do ambiente online, e pode se traduzir no estabelecimento de contatos pessoais com donos de sites famosos, principalmente com aqueles relativos a sua área.

Em suma, se você procura conquistar um bom espaço na Web, lembre-se daquela regra que muitas vezes (sempre) se aplica ao mundo profissional:

"Não é quem você é, mas quem você conhece".

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